
A convicção é o motor do desempenho

Alice Kaseker
25 de julho de 2024
Só acreditar não é suficiente para aprender um idioma, mas é muito difícil progredir sem acreditar na sua capacidade de chegar lá. Afinal, aprender uma língua é um processo cheio de altos e baixos. Se você não tiver convicção de que os baixos passarão e os altos virão, é muito fácil desistir quando as coisas ficarem difíceis. Achar que é tudo pra nada é receita pro desastre. Você se dedica menos, e como consequência, realmente aprende menos! Tudo fica mais simples se você vê sentido no esforço que está dedicando. 💪
Aqui vão algumas dicas de como retomar sua fé na sua própria capacidade de aprender inglês:
🫀 Se reconecte com seus motivos: por que você começou a fazer aulas? Imagine como a sua vida poderia ser se você fosse fluente em inglês. O que você seria capaz de alcançar sem esse obstáculo na sua frente? É extremamente importante visualizar esse cenário para que o seu esforço faça sentido. Escreva suas conclusões em um caderno ou crie um painel de visualização para se conectar com seus motivos mais profundamente.
📅 Trace objetivos a curto prazo: é bem frequente se sentir desistimulado se “ser fluente” for sua única meta. Para um aluno iniciante, principalmente, esse é um objetivo muito vago e longínquo. É muito mais fácil acreditar que está chegando em algum lugar se você estiver atingindo objetivos com mais frequência. Então seja mais específico, estabeleça metas mais simples e acompanhe seu progresso pouco a pouco.
🔎 Identifique o problema: se você está sentindo que seu inglês está estagnado e que você não está melhorando, há uma pequena chance de que você esteja certo. E se for esse o caso, há uma enorme chance de o problema esteja nas estratégias que está utilizando, e não na sua capacidade de aprender. Para poder entender melhor porque você não sai do lugar, tente incorporar reflexões na sua rotina de estudos. Se pergunte coisas como: “O que aprendi com essa atividade? Como ela poderia ser melhor? Por que ela foi tão produtiva?”
💙 Por fim, a dica definitiva é: busque apoio da nossa coordenação pedagógica! Podemos te ajudar com todas essas estratégias mencionadas acima, e também com muito mais. E estamos sempre abertos para acolher e ouvir nossos alunos como for.
Esperamos seu comentário no post do instagram