/
/
Como aprendemos um idioma de forma natural

Como aprendemos um idioma de forma natural

Alice Kaseker

Como crianças aprendem suas línguas maternas

(e o que isso tem a ver com o jeito que você aprende um novo idioma)

Você já parou para pensar em como os bebês aprendem a falar sua língua materna? Sem aulas de gramática, sem livros didáticos, sem dicionários... Por mais que aprender uma segunda língua seja bem diferente, entender que existem semelhanças entre os dois processos pode ser a chave para destravar seu aprendizado. Aqui estão alguns pontos-chave para se ter em mente:

  1. Antes de falarem, os bebês passam meses apenas ouvindo. Isso não é apenas coincidência; essa imersão no idioma é componente essencial do processo de aprendizagem de toda criança. Seria inconcebível esperar que uma criança falasse um idioma que ela mal escutou. Por que esperamos isso na aprendizagem da segunda língua, então? Entenda: para falar inglês, é preciso estar constantemente em contato com o idioma.
  2. Antes de serem capazes de falar corretamente, os bebês vão cometer milhões de erros - o que é normal. Nem mesmo as crianças com o desenvolvimento mais rápido já começam a falar utilizando a estrutura perfeita, a pronúncia perfeita e o vocabulário correto. Isso leva tempo, e no aprendizado do segundo idioma acontece a mesma coisa. É preciso ouvir muito o idioma e receber muito feedback (o que só é possível se você se permitir cometer erros) para que haja melhora.
  3. A gramática, antes de ser entendida, é internalizada. O estudo das estruturas da língua é feito mais diretamente quando as crianças já são fluentes e entram na escola. O mesmo pode acontecer no aprendizado do segundo idioma. Basta ter muito contato com a língua; eventualmente, você passará a sentir se está falando corretamente ou não - mesmo que não entenda racionalmente o porquê. Dessa forma, quando você de fato for estudar as estruturas gramaticais, seu entendimento será muito maior e profundo.

Todos esses aspectos foram levados em consideração na estruturação da metodologia Flyover. Nossos três pilares metodológicos, foco na comunicação, aprendizagem ativa e personalização, refletem diretamente a ideia de um aprendizado natural, fluído e eficiente. Veja mais em Metodologia de Ensino.