Dando feedback para seu teacher

Dando feedback para seu teacher

Alice Kaseker

Alice Kaseker

11 de julho de 2024

Receber feedbacks pode ser difícil por vários motivos. Às vezes, as críticas podem parecer pessoais, o que pode machucar nossos sentimentos. 🥲 Outras vezes, pode ser difícil aceitar que há espaço para melhorias em nosso trabalho ou em nós mesmos. 🪞 Além disso, pode ser complicado entender a perspectiva de quem está dando o feedback, especialmente se eles têm diferentes pontos de vista. Isso tudo faz com que o trabalho de quem dá feedbacks seja um tanto complicado…

Mas como já falamos no post anterior, este é um passo importantíssimo na sua personalização de aulas. Então hoje vamos tentar te orientar a dar um feedback para o seu professor de maneira respeitosa e dialógica (o que significa que ele não deve ser dado com a intenção de punir, e sim de encontrar uma solução).

1️. Comece com fatos. Descreva objetivamente o que aconteceu, sem julgamentos. Por exemplo: “O foco recente das aulas tem sido a gramática, como preposições de lugar e possessivos. Você me explicou as regras e fizemos exercícios para praticar”.

  1. Explique as consequências dos fatos. Nesse passo, compartilhe como se sente, mas brevemente e nunca com a intenção de machucar seu professor. Por exemplo: “Ainda que eu entenda que esses pontos gramaticais sejam relevantes, estudar esse tipo de coisa logo depois do trabalho, com a mente cansada, não tem sido muito motivador. Eu sinto que é difícil me concentrar e por consequência, não tenho retido muita informação.”

  2. Sugira uma mudança e facilite sua execução. Por exemplo: “Eu gostaria de propor que a gente fizesse uma aula mais focada em conversação, e que tratássemos de gramática em momentos pontuais de correção. Se você topar, posso te enviar uma lista de sugestão de tópicos. O que acha?”

Tá vendo como é possível? Mesmo se você estiver frustrado com algum aspecto das aulas, se você conseguir deixar a mágoa de lado e se comunicar com calma e respeito, é muito provável que você seja acolhido e ouvido. Ah, e que fique claro que os feedbacks positivos também são muito bem vindos, viu? Eles ajudam a esclarecer o que exatamente tem dado certo! 😄

E aí, gostou das dicas? Comente no nosso post do Instagram o que achou!