/
/
Qual é melhor para aprender, constância ou intensidade?

Qual é melhor para aprender, constância ou intensidade?

Alice Kaseker

Todo mundo sabe que o cérebro é uma coisa complexa, né? Mas entender melhor como nossa massa cinzenta absorve informações pode nos ajudar (e muito) a aprender melhor! A verdade é que nossa capacidade de armazenamento cerebral é limitada, e é parte normal do aprendizado de idiomas aprender palavras e estruturas para, logo depois, esquecer outra vez.

No entanto, de uma coisa podemos ter certeza: mais vale a constância no contato com o idioma do que a intensidade. Claro, se você tiver que optar por um dos dois. Isso porque o contato regular, mesmo que em pequenas doses diárias, cria uma conexão mais duradoura no cérebro, permitindo a retenção de informações a longo prazo. Por isso também é essencial que seu contato com o idioma não esteja limitado à suas aulas! Para garantir um aprendizado eficiente é de suma importância trazer o idioma pra sua rotina.

Assim, ao tentar estudar sozinho, lembre-se: ao invés de focar em sessões de estudo intensas e espaçadas, que podem facilmente te sobrecarregar e dificultar sua constância, é mais eficiente manter uma rotina de pequenas sessões de estudo ou imersão, desde que elas sejam uma prática consistente e regular. É o contato constante que refrescará sua memória e reativará seu entendimento do idioma, o que proporcionará um aprendizado mais sólido e duradouro.