/
/
Desenvolvendo uma consciência de aprendizagem

Desenvolvendo uma consciência de aprendizagem

Alice Kaseker

Se você encontrar um grupo de 10 poliglotas e perguntar a eles como eles aprendem idiomas, você muito provavelmente terá 10 respostas diferentes. Isso porque cada pessoa vai ter suas preferências na hora de escolher as estratégias que mais se adaptam ao seu estilo de vida, interesses e personalidade.

Com certeza existem métodos que funcionam com a maioria das pessoas ou estratégias de estudo que são amplamente bem sucedidas. Mas ainda assim, a eficiência máxima do aprendizado só é atingida através da personalização e customização total das estratégias.

Mas por onde começar, não é mesmo? Bom, a personalização é impossível sem que haja uma consciência de aprendizagem. Para adaptar seu aprendizado, você precisa se conhecer, entender o que faz sentido para o seu aprendizado e o que não faz.

A auto-reflexão desempenha um papel crucial nesse processo. Ao refletir sobre as suas dificuldades no aprendizado do inglês, suas pequenas vitórias alcançadas e o que levou a cada um desses extremos, você pode ganhar insights valiosos sobre o próprio processo de aprendizagem. Muitas vezes, essa informação permite evitar estratégias falhas e repetir aquelas que funcionam para você.

Então da próxima vez que sentir preguiça, frustração, confusão ou algo do tipo antes, durante ou depois de uma aula de inglês, se pergunte:

➡️ Qual é a origem desse sentimento negativo? Que mudanças de estratégias poderiam ser aplicadas para superar essa dificuldade?

E da próxima vez que ficar muito feliz e orgulhoso de uma melhora ou conquista no inglês, se pergunte:

➡️ Como foi que cheguei até aqui? Que dificuldades tive que superar? Como elas foram superadas?

Por fim, não se esqueça de comunicar seus insights ao seu professor. Para os professores, é muito mais fácil saber que caminho seguir se houver esse diálogo, pois cada aluno é único, com necessidades e preferências específicas - e ler mentes ainda não é parte dos super-poderes de nossos professores!

Deixe seu comentário no post do Instagram: https://www.instagram.com/p/C8CrH3RJmTz