/
/
Esquecer menos, lembrar mais - Como usar a Repetição Espaçada?

Esquecer menos, lembrar mais - Como usar a Repetição Espaçada?

Alice Kaseker

Está vendo essa linha mais escura no gráfico? Esta é a Curva do Esquecimento, conceito que foi estudado inicialmente pelo psicólogo Hermann Ebbinghaus no final do século XIX. Essa ideia busca descrever a tendência natural do nosso cérebro de esquecer informações rapidamente se não forem revisadas regularmente.

Já chegou em uma aula de inglês não lembrando quase nada do que foi visto na anterior? É perfeitamente normal. Mas, ainda bem, existe um jeito bem simples de evitar esse esquecimento e garantir uma aprendizagem mais eficiente. A Repetição Espaçada é uma estratégia projetada para superar essa Curva do Esquecimento e envolve a revisão de informações em intervalos específicos ao longo do tempo, no caso, justamente quando a informação está prestes a ser esquecida. As linhas brancas no gráfico acima ilustram o que acontece após essas revisões, que se tornam mais e mais espaçadas.

Aí você vai me perguntar: Ok, mas como eu aplico isso na prática? É só revisar o que vejo na aula? Sim e não. Se você quiser garantir uma maior eficiência das revisões que faz, você vai precisar de um pouco mais de compreensão desses conceitos, porque o timing deve ser perfeito - o que pode tornar esse processo um pouco menos prazeroso. Aplicativos como o Anki permitem fazer isso de forma personalizada e com ajuda de um algoritmo (recomendo uma busca no YouTube para entender melhor como ele funciona). No entanto, até mesmo o Duolingo e aplicativos semelhantes fazem uso dessas ideias para garantir a fixação de vocabulário na memória (se você se adaptar a esses aplicativos, eles podem ajudar!).

Mas ainda assim, uma simples revisão dos conteúdos da aula juntamente com o contato diário com o idioma muitas vezes pode ser uma maneira natural e mais prazerosa de refrescar nossa memória.

Você costuma esquecer facilmente o que aprendeu em aula? Que tal aplicar na prática a repetição espaçada?